Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Erdogan, Putin e Rohani analisam guerra na Síria a 4 de abril em Istambul

Os presidentes da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, da Rússia, Vladimir Putin, e do Irão, Hassan Rohani, reúnem-se a 4 de abril em Istambul para analisar a situação da guerra civil na Síria, divulgaram hoje media turcos.

Erdogan, Putin e Rohani analisam guerra na Síria a 4 de abril em Istambul
Notícias ao Minuto

15:25 - 07/03/18 por Lusa

Mundo Conflito

Os três líderes darão continuação às negociações iniciadas em novembro na cimeira realizada na cidade russa de Sotchi, segundo a agência oficial turca Anadolu.

Putin e Erdogan encontram-se um dia antes, a 3 de abril, numa reunião do Conselho de alto nível para a Cooperação russo-turca, adianta.

Após superarem a crise diplomática de 2015 e 2016, causada pelo derrube de um avião russo por forças turcas, os dois países tem desenvolvido uma cooperação económica e política, apesar de apoiarem lados diferentes no conflito na Síria.

A Rússia é, juntamente com o Irão, o principal aliado do regime do presidente Bashar al-Assad, enquanto a Turquia apoia grupos rebeldes.

Em conversações em Astana, no passado verão, Moscovo e Ancara acordaram criar "zonas de distensão" na Síria e no âmbito deste acordo foram destacadas tropas turcas para a província síria de Idleb, para estabelecerem "pontos de observação", em coordenação com os militares russos que controlam zonas próximas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório