Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lava Jato: Polícia brasileira faz operação contra empresas de limpeza

A Polícia brasileira realiza hoje a Operação Descarte, que tem como objetivo desarticular um esquema de branqueamento de capitais através do controlo de uma rede formada por diversas empresas de limpeza.

Lava Jato: Polícia brasileira faz operação contra empresas de limpeza
Notícias ao Minuto

15:18 - 01/03/18 por Lusa

Mundo Brasil

A ação é um desdobramento da operação Lava Jato, que descobriu esquemas de corrupção na petrolífera estatal Petrobras e em diversos órgãos públicos do Brasil.

Em nota, as autoridades policiais brasileiras informaram que "as empresas participantes no esquema simulavam a venda de mercadorias ao cliente do serviço de branqueamento de capitais, que então pagava por produtos inexistentes via transferências bancárias".

Os investigadores descobriram que as quantias recebidas eram transferidas para diversas empresas de fachada, que remetiam os valores para o exterior ou faziam transferências para pessoas ligadas ao cliente inicial.

A investigação revelou uma empresa concessionária de serviços públicos de limpeza no município de São Paulo, a maior cidade do Brasil, que se valeu dos serviços ilícitos entre os anos de 2012 e 2017, tendo sido repassados mais de 120 milhões de reais (30 milhões de euros) para terceiros ainda não identificados.

"Uma das células do esquema criminoso remeteu ilegalmente parte dos valores para o exterior, em favor de um funcionário público argentino e em conluio com operadores financeiros que vieram a ser presos posteriormente no âmbito da Operação Lava Jato. Além disso, o grupo adquiriu vários veículos de luxo, todos registados em nome de outras pessoas", acrescentou a nota da polícia federal brasileira.

Ao todo, a polícia brasileira cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, em residências e empresas, nas cidades de São Paulo, Santos, Paulínia, Belo Horizonte e Lamin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório