Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Restabelecimento de relações com os EUA será muito difícil"

O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Ryabkov, disse hoje que "vai ser muito difícil" o restabelecimento das relações russo-americanas depois das acusações de interferência nas eleições e os desentendimentos sobre a Ucrânia e a Síria.

"Restabelecimento de relações com os EUA será muito difícil"
Notícias ao Minuto

10:27 - 21/02/18 por Lusa

Mundo Sergei Ryabkov

"Paradoxalmente, os americanos estão a tomar medidas que são direcionadas para a interferência nos nossos assuntos internos e a exacerbação das tensões nas relações bilaterais em vésperas da eleição presidencial russa" de 18 de março", disse Riabkov, citado pela agência Interfax.

De acordo com o responsável, os russos estão "a ser acusados sem provas nem fundamento por interferirem no processo eleitoral".

"Nós lamentamos tudo isso, mas o restabelecimento de relações com os Estados Unidos será muito difícil", acrescentou.

As relações russo-americanas, que já tinham sido prejudicadas pelo conflito sírio e pela crise ucraniana, deterioraram-se com a abertura de uma investigação nos Estados Unidos por acusações de interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016.

Na semana passada, a justiça norte-americana acusou 13 cidadãos e três entidades russas de ingerência nas eleições e no processo político norte-americano, segundo um comunicado divulgado pelo procurador especial encarregado da investigação, Robert Mueller.

Os acusados são suspeitos de conspirar para "interferir no processo político e eleitoral norte-americano na eleição presidencial de 2016", em que o vencedor foi Donald Trump.

Segundo a justiça, um empresário próximo do Presidente Vladimir Putin, Evgueni Prighozin, financiou os acusados por ter como "objetivo estratégico semear a discórdia no sistema político norte-americano".

A Rússia nega categoricamente qualquer ingerência sua nas eleições presidenciais de 2016 e Trump desmente que tenha havido qualquer conluio com a Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório