Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

ACNUR apela a respostas para os venezuelanos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, apelou hoje à América Latina para "dar respostas aos refugiados venezuelanos", que foram distribuídos em massa pela região no último ano.

ACNUR apela a respostas para os venezuelanos
Notícias ao Minuto

23:18 - 19/02/18 por Lusa

Mundo Venezuela

"Repito o que disse o secretário-geral da ONE, António Guterres, que esperamos que a situação da Venezuela seja resolvida e rapidamente, mas até que isso aconteça, é necessário dar uma resposta meramente humanitária, não política", disse o diplomata italiano, durante um evento do ACNUR que decorre em Brasília.

Numa declaração junto ao ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro, Aloysio Nunes, Grandi valorizou "o esforço" que o Brasil faz para receber dezenas de milhares de venezuelanos que fugiram da crise económica, política e social de seu país para o Estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela.

Filippo Grandi disse que o governo brasileiro deu uma "resposta satisfatória" a essa imigração maciça, mas admitiu que o país tem dificuldades em lidar com essa situação e que precisa de ajuda.

Segundo os dados do ACNUR, cerca de 133 mil venezuelanos procuraram refúgio em outros países entre 2014 e 2017, mas a estes se juntam outros 363 mil que foram acolhidos em outras "alternativas legais", que são disponibilizadas, essencialmente, por países latino-americanos.

Neste caso, são iniciativas adotadas pelos governos, entre as quais o brasileiro, que decidiram acolher os imigrantes venezuelanos e facilitar a documentação e o acesso aos serviços públicos e ao mercado de trabalho.

Grandi disse que essas "boas práticas", bem como outras similares desenvolvidas no México, no Chile e em outros países, representam um "modelo" a seguir que pode ser aplicado nos países mais desenvolvidos.

Também expressou a sua convicção de que estas iniciativas devem ser incorporadas nas recomendações que serão abordadas no Pacto Global sobre Refugiados, que o ACNUR pretende levar a Assembleia Geral das Nações Unidas este ano.

As propostas da América Latina e das Caraíbas para esse Pacto serão acordadas na terça-feira, durante o último dia da conferência realizada em Brasília, que reúne delegados de 36 países da região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório