Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Homem condenado a pena de morte vê pena suspensa horas antes da execução

Homem condenado em 1994 continua à espera da sentença final.

Homem condenado a pena de morte vê pena suspensa horas antes da execução
Notícias ao Minuto

08:31 - 26/01/18 por Andrea Pinto

Mundo Estados Unidos

Um norte-americano de 67 anos, que havia sido condenado a pena de morte, viu a pena ser-lhe anulada menos de uma hora antes da sua execução.

Vernon Madison, cuja morte estava agendada para a noite desta quinta-feira, viu a juíza Clarence Thomas anular-lhe temporariamente a sentença.

Isto porque o advogado alega que o homem sofre de demência, condição que o impede de recordar o crime pelo qual foi acusado há várias décadas.

Madison foi julgado três vezes pela morte do agente da polícia Julius Schulte. O agente terá respondido a um alerta de violência doméstica e quando chegou ao local foi surpreendido por Vernon que o terá alvejado mortalmente pelas costas. O suspeito terá ainda alvejado a namorada mas esta sobreviveu aos ferimentos.

Da primeira e segunda vez que foi julgado, Vernon alegou que não era culpado porque estava mentalmente doente. À terceira vez alegou que agiu apenas em legítima defesa.

O homem foi condenado em 1994 mas os seus advogados têm tentado poupá-lo à pena de morte. Durante os últimos anos têm tentado convencer o juiz de que sofre de demência, provocada por sucessivos ataques cardíacos nos últimos anos, e que não se recorda do crime pelo qual está prestes a morrer.

Os seus advogados alegam que matar uma pessoa com demência será uma prova de como a sociedade discrimina as pessoas mais vulneráveis.

A pena foi suspensa horas antes da execução, tendo na altura Vernon ingerido já aquela que seria a sua última refeição.

A CNN tentou obter uma explicação por parte do governador local mas não obteve qualquer resposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório