Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Trump tem um novo 'inimigo' que promete abalar a sua administração

Michael Wolff deu uma entrevista à NBC onde falou sobre o seu livro ‘Fire and Fury: Inside the Trump White House’. Depois de falar com mais de 200 pessoas próximas do presidente, incluindo o próprio Trump, Wolff não poupa nas críticas ao líder norte-americano.

Trump tem um novo 'inimigo' que promete abalar a sua administração
Notícias ao Minuto

16:53 - 05/01/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Estados Unidos

A semana tem sido complicada para Donald Trump. O seu maior 'inimigo' neste momento? Um livro, e particularmente um autor: Michael Wolff.

A polémica começou na quarta-feira, quando o The Guardian relevou algumas das declarações de Steve Bannon, o famoso rosto da Breitbart e antigo estratega da campanha do agora presidente dos Estados Unidos, ‘corrido’ depois da Casa Branca. Bannon terá dito que, durante a campanha, os encontros entre Donald Trump Jr, filho do presidente, com figuras ligadas à Rússia foram uma “traição” e “pouco patrióticos”.

Como é habitual, Trump respondeu e não hesitou em atacar o seu antigo estratega. “Steve Bannon não tem nada a ver comigo ou com a minha presidência. Quando foi despedido, não perdeu apenas o emprego, também perdeu a cabeça”, disse Trump. Mas a polémica não se ficou por aqui.

Com a data de lançamento do livro ‘Fire and Fury: Inside the Trump White House’ a aproximar-se, o presidente norte-americano decidiu questionar o seu conteúdo e ameaçou mesmo recorrer aos tribunais para impedir a publicação ou, pelo menos, de forma a punir o seu autor. “Autorizei zero acesso à Casa Branca. Nunca falei com ele [Wolff] sobre o livro. Está cheio de mentiras, falsas declarações e fontes que não existem”, escreveu o presidente no Twitter.

Nesse sentido, Trump quer que lhe sejam enviados excertos do livro antes da publicação. Contudo, o autor e a editora não atenderam à chamada do presidente e decidiram, ao invés disso, antecipar a publicação do livro para esta sexta-feira.

“Trump é uma criança”

Michael Wolff, que para o seu livro realizou cerca de 200 entrevistas com pessoas ligadas à Casa Branca e, inclusive, com o próprio Trump, garante que o seu livro vai abalar a administração Trump e rejeita as alegações do presidente.

“Quer ele se tenha apercebido ou não, tratou-se de uma entrevista. Certamente que [a conversa] não foi ‘off the record’”, garantiu Wolff numa entrevista exclusiva dada esta sexta-feira à NBC. “Falei com ele depois da inauguração, sim. Estive cerca de três horas com o presidente ao longo da campanha e na Casa Branca”.

Notícias ao Minuto"100% das pessoas à volta de Trump questionam a sua inteligência e capacidade para o cargo”, diz Michael Wolff© Reuters

Depois, o autor questionou mesmo a credibilidade do presidente. “A minha credibilidade está a ser questionada por um homem que tem menos credibilidade do que, talvez, qualquer pessoa que já tenha caminhado na Terra até ao momento”.

Michael Wolff não tem papas na língua, e na entrevista à NBC não poupou nas críticas e ataques a Donald Trump. Depois de desvalorizar as ameaças do presidente em avançar com ações legais relativamente ao livro, ironizou ainda ao afirmar que esta postura apenas vai aumentar as receitas de ‘Fire and Fury: Inside the Trump White House’.

Para além das revelações que o The Guardian fez na quarta-feira, Michael Wolff aproveitou o palco para dar a conhecer um pouco mais sobre as ‘bombas’ que vêm no seu novo livro. Segundo o autor, todas as pessoas com quem falou para o livro fazem uma descrição semelhante de Trump. “Todos dizem que ele é como uma criança”, disse.

Muita tinta vai correr nos próximos dias relativamente ao conteúdo do livro de Wolff, isto enquanto o alegado conluio entre Trump e o Kremlin nas eleições presidenciais continua na ordem do dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório