Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O programa do Pentágono que investigava OVNIs

Este programa especial começou em 2007 e terá sido encerrado em 2012 e possuía um orçamento de 22 milhões de dólares. Entre outras coisas, eram analisados vídeos captados por aviões militares nos quais surgiam objetos não identificados.

O programa do Pentágono que investigava OVNIs
Notícias ao Minuto

11:34 - 17/12/17 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

É uma das questões que mais dúvidas suscita. Estaremos só num Universo tão extenso? Aparentemente o Departamento de Defesa dos Estados Unidos queria desfazer as dúvidas e decidiu conceder uma fatia muito pequena do seu enorme orçamento de 600 milhões de dólares (cerca de 509 milhões de euros) a um programa especial de Identificação de Ameaças de Aeronaves Avançadas.

O New York Times refere que o programa foi lançado em 2007 com um orçamento de 22 milhões de dólares (18,7 milhões de euros). O programa investigava relatos de objetos voadores não identificados, nomeadamente imagens captadas por aviões militares e nas quais surgiam ovnis.

Harry Reid, líder da maioria democrata no senado e com um grande interesse no fenómeno espacial, foi um dos principais propulsores do programa. Mas não se livrou das suspeitas de favorecimento ao amigo e multimilionário Robert Bigelow, cuja empresa de pesquisa aeroespacial recebeu grande parte do dinheiro canalizado para este programa.

Um dos incidentes analisados neste programa aconteceu em 2004, perto de San Diego, quando dois caças F-18 captaram imagens de um objeto desconhecido.

O misterioso programa nunca foi reconhecido pelo Pentágono e terá sido encerrado em 2012. Embora algumas apoiantes do programa tenham afirmado ao New York Times que o Pentágono só cortou o financiamento e que o misterioso programa continua a funcionar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório