Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

Supremo retira mandado de detenção europeu sobre Puigdemont

Supremo Tribunal de Espanha decidiu retirar mandado de detenção europeu sobre Puidgemont.

Supremo retira mandado de detenção europeu sobre Puigdemont
Notícias ao Minuto

10:27 - 05/12/17 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Catalunha

O juiz Pablo Llarena acordou em retirar o mandado de detenção europeu contra Carles Puigdemont, Antonio Comín, Lluís Puig, Meritxell Serret e Clara Ponsatí e terá ordenado que a sua decisão fosse comunicada às autoridades belgas.

Desta forma, pretende que seja posto um ponto final na colaboração que havia solicitado a este país, e que poderia, segundo a imprensa espanhola, limitar a investigação em curso.

Segundo o El Pais, Pablo Llarena considera que devem ser retiradas as ordens judiciais europeias uma vez que se está a investigar um delito que foi cometido por uma pluralidade de pessoas, o que requer uma justiça homogénea, para que a sentença para cada uma delas seja coerente.

Explicou também querer evitar o risco de a justiça belga não manter todas as acusações que pesam sobre o total dos dirigentes catalães que prepararam a tentativa de secessão da Catalunha.

Quis por isso evitar "uma distorção substancial" no tratamento judiciário dos suspeitos, uma vez que aqueles que ficaram em Espanha se arriscariam a mais do que os que deixaram o país.

O juiz mantém, no entanto, o mandado de detenção espanhol contra os cinco separatistas, que poderão ser detidos quando regressarem a Espanha, segundo fontes do tribunal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório