Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º

Cimeira UE-UA: Painel onde António Costa intervém foi adiado para amanhã

O terceiro painel de debate na cimeira entre a União Europeia e a União Africana, em que o primeiro-ministro português António Costa é um dos oradores principais, foi adiado para quinta-feira, anunciou a organização.

Cimeira UE-UA: Painel onde António Costa intervém foi adiado para amanhã
Notícias ao Minuto

21:58 - 29/11/17 por Lusa

Mundo Intervenção

A terceira sessão temática, que junta uma intervenção de um líder europeu, e outra de um líder africano, sobre o tema "Cooperação UE-UA sobre a Paz e a Segurança", foi adiada para quinta-feira devido aos atrasos nos horários da cimeira que decorre em Abidjan, na Costa do Marfim.

Do lado africano, o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, fará uma intervenção, tendo como parceiro o primeiro-ministro português, um dos quatro europeus escolhidos para fazer um discurso nos painéis temáticos.

Em declarações aos jornalistas esta tarde, António Costa defendeu que "África precisa de paz, democracia, liberdades, desenvolvimento económico, para poder desenvolver-se plenamente, para poder fixar e desenvolver as suas capacidades de pujança da juventude",

Os jovens, defendeu, "não devem ser obrigados a emigrar, mas sim ter a oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento do continente".

António Costa salientou a "particular responsabilidade da Europa", elencando o peso económico e a capacidade na área tecnológica, e acrescentou que a mensagem fundamental que Portugal traz à cimeira passa pela assunção dos problemas.

"É fundamental garantir a paz como condição de desenvolvimento, mas para preservar a paz, mais do que exércitos, é necessário atacar os problemas de raiz, eliminar a fome, dotar a juventude de armas e ferramentas fundamentais para enfrentar o futuro", argumentou.

A Europa, concluiu o primeiro-ministro, "foi o continente onde no século passado mais confrontos houve e mais pessoas morreram, e aprendemos à nossa custa o preço da guerra, por isso conhecemos bem o valor da paz".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório