Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Menina que nasceu surda ouve pela 1.ª vez graças a terapia pioneira

Opal foi a primeira pessoa no mundo a receber o tratamento.

Notícias ao Minuto

12:08 - 09/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Uma menina que nasceu surda conseguiu ouvir pela primeira vez graças a um tratamento experimental, realizado pelo Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS). Opal Sandy foi a primeira pessoa no mundo a ser sujeita ao tratamento.

A menina foi tratada pouco antes do seu primeiro aniversário e, seis meses depois, consegue ouvir sons tão suaves como um sussurro. A par disso, começa já a dizer as suas primeiras palavras:  'mamã', 'papá' e 'uh-oh', refere a BBC.

Opal nasceu com neuropatia auditiva, uma falta de sincronia na passagem do estimulo elétrico pelas vias auditivas, que a tornava surda.

O tratamento de que Opal foi agora alvo é administrado sob a forma de infusão no ouvido, e consiste em substituir o ADN defeituoso por uma cópia funcional. Os resultados estão à vista.

A menina fazia parte de uma lista de doentes que foram recrutados pelo NHS para serem sujeitas ao tratamento experimental. Foi, contudo, a primeira a experimentá-lo. 

Os seus pais, Jo e James, de Oxfordshire, afirmam que os resultados têm sido extraordinários, mas permitir que Opal fosse a primeira a testar este tratamento foi extremamente difícil.

A menina, de Oxfordshire, foi tratada no Addenbrooke's hospital. Segundo o The Guardian, estão a ser recrutadas para o ensaio mais crianças surdas do Reino Unido, de Espanha e dos EUA, que serão acompanhadas durante cinco anos.

Leia Também: André, que teve surdez repentina, venceu concurso sobre perda de audição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório