André, que teve surdez repentina, venceu concurso sobre perda de audição

O menino sofreu uma surdez repentina no ouvido direito, depois de ter tido uma otite.

Notícia

© MED-EL

Notícias ao Minuto
16/04/2024 18:36 ‧ 16/04/2024 por Notícias ao Minuto

País

Surdez

André da Silva Freire, de 10 anos, foi um dos 14 vencedores do Concurso Internacional de Invenção Infantil IDEASforEARS, uma competição mundial organizada pela MED-EL, que tem como objetivo "aumentar a consciencialização sobre a perda auditiva e, ao mesmo tempo, incentivar crianças entre os 6 e os 12 anos a criar invenções que melhorem a vida de pessoas com problemas auditivos".

O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL, em Innsbruck, na Áustria.

No total, foram submetidas 253 soluções provenientes de 24 países para ajudar crianças com perda auditiva, tendo o menino de 10 anos apresentado uma das 14 ideias vencedoras, segundo indicou a entidade, em comunicado.

André, que sofreu uma surdez repentina no ouvido direito, depois de ter tido uma otite, sugeriu a criação de "um sistema de localização por georreferenciação do dispositivo de processador de áudio do implante coclear, com base num mapa disponível no smartwatch".

Também ele portador de um implante coclear, o menino decidiu concorrer após "ter perdido duas vezes o seu processador de áudio e não querer repetir a má experiência", adiantou a nota.

"O implante coclear é muito importante no meu dia a dia e, por isso, fico aflito quando perco o meu processador de áudio. Para evitar que isso volte a acontecer, decidi conceber uma solução capaz de localizar os dispositivos em tempo real. Gostava bastante que este projeto ganhasse vida e ajudasse todas as pessoas com perda auditiva!", explicou a criança.

Depois de se ter visto a braços com a surdez repentina e total do ouvido direito, André foi, no verão de 2023, implantado no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, "onde também colocou o processador auditivo". Atualmente, o menor frequenta o 5.º ano e vive "sem qualquer limitação, graças ao aparelho que lhe permite ouvir o que o rodeia".

Saliente-se que Portugal foi um dos países pioneiros no que diz respeito à cirurgia de implante coclear, cuja primeira intervenção foi realizada em solo nacional em 1985. Desde então, já foram colocados mais de 2.500 implantes cocleares em Portugal, entre adultos e crianças.

"O implante coclear é um dispositivo biomédico implantável capaz de fornecer algum grau de perceção auditiva a pacientes com perda auditiva neurossensorial e que veio alterar o paradigma do tratamento da surdez neurossensorial. Atualmente, existem mais de 300 mil pessoas implantadas mundialmente, sendo que o implante coclear na infância, associado ao diagnóstico precoce da surdez neurossensorial profunda, modificou radicalmente o prognóstico de jovens adultos, permitindo-lhes viver sem limitações", complementou a organização.

Leia Também: Fones com cancelamento de ruído podem danificar audição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas