Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Madrid considera "muito bem" que Forcadell acate ordem constitucional

O Governo espanhol considerou hoje que a audição em tribunal da presidente do parlamento catalão e mais cinco deputados regionais correu "muito bem" e "começa a ser uma realidade" a restauração da ordem constitucional na Catalunha.

Madrid considera "muito bem" que Forcadell acate ordem constitucional
Notícias ao Minuto

14:24 - 10/11/17 por Lusa

Mundo Catalunha

"Parece-me muito bem as suas declarações de que não vão fazer, nada nem no presente nem no futuro, que implique a violação das leis constitucionais", afirmou o porta-voz do executivo espanhol, Íñigo Méndez de Vigo, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros de hoje.

O responsável governamental também se congratulou por a presidente do parlamento catalão, Carme Forcadell, e os outros cinco parlamentares regionais terem respondido às perguntas do procurador do Ministério Público, "ao contrário do que fizeram os que fugiram do país, iludindo a ação da justiça", e os ministros regionais que não quiseram responder às questões do Ministério Público.

Continuam detidos, em prisões nos arredores de Madrid, oito ex-ministros regionais suspeitos dos mesmos crimes, mas que estão a ser ouvidos na Audiência Nacional, um tribunal que trata de casos especiais de delitos contra o Estado espanhol ou crime organizado, entre outros.

Por outro lado, o presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, e mais quatro membros do seu executivo continuam refugiados em Bruxelas (Bélgica), à espera que a justiça desse país dê seguimento ao mandato europeu de detenção pedido pela justiça espanhola.

A presidente do parlamento da Catalunha saiu hoje da prisão depois de pagar os 150.000 euros de caução previstos nas medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal de Justiça espanhol, que investiga o seu papel na tentativa separatista catalã.

Carme Forcadell passou a noite numa prisão nos arredores da capital espanhola depois de o tribunal, que investiga os delitos de rebelião, sedição e desvio de fundos públicos, ter decretado na quinta-feira já muito tarde as medidas cautelares contra ela e os outros cinco deputados regionais que foram ouvidos durante o dia.

O Ministério Público tinha pedido a prisão incondicional para a presidente do parlamento catalão, sem possibilidade de caução.

No entanto, o juiz Pablo Llarena acabou por permitir a sua libertação depois de Forcadell ter concordado que aceita renunciar a ter atividade política ou, se o fizer, respeitar a Constituição espanhola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório