Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Irlanda confia que haverá progressos nas questões-chave da negociação

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, manifestou hoje confiança na possibilidade de avançar nas questões-chave da saída do Reino Unido da União Europeia e lançar a segunda fase das negociações do 'Brexit' em dezembro, como ficou acordado em Bruxelas.

Irlanda confia que haverá progressos nas questões-chave da negociação
Notícias ao Minuto

17:25 - 20/10/17 por Lusa

Mundo Brexit

impossível prever o futuro, mas tenho confiança de que seremos capazes de fazer progressos suficientes até dezembro", disse o primeiro-ministro irlandês à imprensa após a cimeira europeia.

Os líderes europeus deram hoje "luz verde" aos preparativos internos da UE a 27 para a passagem à segunda fase das negociações do 'Brexit' em dezembro, caso sejam alcançados os progressos suficientes nos próximos dois meses.

Três grandes questões estão a ser negociadas nesta primeira fase: a fronteira entre a Irlanda do Norte, território britânico que deixa de ser europeu, e a República da Irlanda, que continua a ser um Estado membro da UE, os direitos dos cidadãos europeus a residir no Reino Unido e dos britânicos a residir noutros Estados membros e as obrigações financeiras do Reino Unido para a sua saída.

"Nem tudo tem de estar acordado em relação aos direitos dos cidadãos, ao acordo financeiro ou à Irlanda para passarmos à segunda fase", prosseguiu Varadkar, frisando que não alcançar um acordo "não significa necessariamente que não haja progressos".

O primeiro-ministro irlandês disse que o debate de hoje entre os 27 centrou-se no mandato de negociação para a 2.ª fase, que vai abranger a futura relação comercial e o período de transição.

Varadkar considerou no entanto que a primeira-ministra britânica, Theresa May, não tem dado pormenores suficientes sobre que relação quer manter com a UE no futuro.

"Dizem que querem a relação mais próxima possível com a UE, mas gostava de saber o que isso significa realmente", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório