Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Líder do principal partido da oposição rejeita apelo de coligação

O presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) principal força da oposição são-tomense, afastou hoje a possibilidade de coligação com o partido no poder, Ação Democrática Independente (ADI), indica em comunicado.

Líder do principal partido da oposição rejeita apelo de coligação
Notícias ao Minuto

17:46 - 19/10/17 por Lusa

Mundo São Tomé

O líder da ADI e primeiro-ministro, Patrice Trovoada, disse na semana passada, em declarações ao programa "50 minutos" da televisão pública (TVS), que está disponível para "negociar e fazer uma coligação" para trabalhar em conjunto com "um novo MLSTP, com caras novas, atitudes novas".

Uma coligação destinada a governar o país caso o seu partido venha a perder a atual maioria absoluta, nas eleições de 2018.

"Este responsável político é pouco sério. Depois das vergonhosas medidas de exclusão tomadas durante os últimos três anos do seu governo, deveria no mínimo ter a vergonha para nem sequer cogitar essa possibilidade", disse o presidente o MLSTP, Aurélio Martins em comunicado lido a jornalistas.

O líder dos sociais-democratas considera as declarações de Patrice Trovoada como "pouco elegantes e ridículas", sublinhando que isso seria "admitir o inadmissível".

"Como não está a conseguir cumprir o que prometeu durante o período eleitoral e tendo este governo agravado profundamente a qualidade de vida dos são-tomenses, o presidente do ADI vem agora com este discurso", sublinhou Aurélio Martins.

"Queremos antecipar ao Sr. primeiro-ministro que esta possibilidade é nula", garantiu o líder da oposição.

O MLSTP-PSD espera que em caso de derrota nas próximas eleições, Patrice Trovoada "preste contas" e "responda judicialmente" por uma série de "atos ilegais", mencionando entre eles, os 30 milhões de dólares em empréstimo contraído através de uma empresa chinesa e as cinco embarcações adquiridas em nome do Estado são-tomense.

Aurélio Martins anunciou ainda para este ano a realização de uma conferência nacional do seu partido como marco para "unificação da família do MLSTP-PSD".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório