Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Catalunha: Marta foi empurrada das escadas pela polícia

Continuam a tornar-se públicos os casos de violência exercida pela polícia sobre os catalães que hoje quiseram votar no referendo independentista da Catalunha.

Notícias ao Minuto

18:04 - 01/10/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Referendo

Marta e Josep, ambos de 47 anos, deslocaram-se de manhã cedo à escola Pere Vila, em Barcelona, para votar no referendo pela independência da Catalunha.

Porém, aquilo que lhes parecia algo “muito normal e natural” não correu da melhor maneira com a polícia a exercer uma forte repressão sobre todos os que estavam na assembleia de voto que, recorde-se, o governo central decretou como sendo ilegal.

Marta contou ao jornal La Vanguardia que estava a tentar ajudar o marido, que havia sido deitado ao chão e estava a ser agredido pela polícia, quando “de repente atiraram-me pelas escadas abaixo”.

O casal explicou que estava nas escadas, não para fazer frente à polícia, mas para se abrigarem da chuva que caía na rua.

“A polícia entrou sem avisar e pôs-se logo a agarrar-nos, sentimos muita impotência”, conta Marta ao jornal catalão já depois de ter sido assistida no hospital e já se encontrando novamente noutra assembleia de voto para votar no referendo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório