Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Erro gera embaraço na Arábia Saudita ao retratar momento histórico na ONU

Nos manuais escolares sauditas, Yoda e Faisal surgem juntos na fundação da ONU. Um erro na impressão da imagem está na origem do embaraço causado e que está a correr mundo.

Erro gera embaraço na Arábia Saudita ao retratar momento histórico na ONU
Notícias ao Minuto

17:41 - 26/09/17 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

A imagem está nos livros escolares das crianças sauditas e é propensa a gerar confusões entre factos históricos e ficção. Uma fotografia relativa à fundação das Nações Unidas, a 24 de outubro em 1945, mostra o rei Faisal, na altura o líder saudita, num momento histórico. O problema é quem surge ao seu lado. Nada mais nada menos do que Yoda, o pequeno mestre Jedi de ‘Star Wars’.

Obviamente, trata-se de um erro que assumiu proporções escandalosas num país tão conservador como a Arábia Saudita.

A imagem pertence ao artista saudita Abdullah al-Sheri, que assina com o nome Shaweesh. "Fui eu que criei a imagem, mas não fui eu que a pus no livro", referiu ao New York Times. O artista explicou ainda à mesma publicação a escolha de Yoda para estar junto ao rei Faisal: "Ele era forte e sábio nos seus discursos e acabei por descobrir que o Yoda era a personagem mais parecida com ele", disse Shaweesh.

A imagem faz parte de um trabalho de Shaweesh que juntou personagens de filmes inseridas em momentos importantes da história da Arábia Saudita. Há uma imagem que mostra Darth Vader atrás de Lawrence da Arábia (o verdadeiro) e do rei do Iraque durante as conferências de paz em Paris, em 1919. Noutra imagem aparece o Capitão América.

Durante a impressão do manual escolar alguém terá cometido um erro e colocou esta fotografia em vez da original. "O ministério da Educação, Ahmed al- Eissa, lamenta o "erro inadvertido". "O ministério já começou a imprimir uma versão corrigida e a recolher as versões anteriores, e formou um comité legal para investigar a origem do erro", assegurou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório