Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Falsa missão a Marte: Eis o que os 'astronautas' mais sentiram falta

O projeto está inserido numa série de experiências similares financiadas pela NASA. Durante oito meses, os 'astronautas' sentiram falta de navegar na internet e de alguns alimentos frescos.

Falsa missão a Marte: Eis o que os 'astronautas' mais sentiram falta
Notícias ao Minuto

08:57 - 22/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo NASA

Missão Hi-Seas (Hawaii Space Exploration Analog and Simulation) é a quinta iniciativa de uma série de experiências similares financiadas pela agência espacial americana NASA. O objetivo subjacente a esta missão prende-se com a necessidade de identificar – e superar – os problemas psicológicos e sociais que podem surgir em missões espaciais de longa distância com verdadeiros astronautas.

Durante cerca de oito meses, uma equipa viveu numa planície rochosa a 8.200 pés (cerca de 2.500 metros) abaixo do cume de Mauna Loa, no Havai. Com efeito, todos os elementos habitavam o espaço e trabalhavam como se estivessem em Marte.

Viver sem acesso à internet foi "a maior dificuldade" para esta equipa de 'astronautas', recorda um dos responsáveis ao jornal britânico Metro. Esta questão “criou maior obstáculo do que os conflitos sociais, já que significava que problemas levavam dias em vez de minutos a serem resolvidos". Navegar na internet era impossível devido a um atraso de comunicação de 20 minutos, semelhante ao que acontece em Marte, já que este é o tempo que demora a ‘viagem’ dos sinais de rádio entre Terra e Marte.

Sam Payler, de 28 anos, astrobiologista e estudante de doutoramento na Universidade de Edimburgo referiu que, durante a missão que terminou a 17 de setembro, “nem um único insulto pessoal foi proferido por qualquer membro da tripulação”. Os oito meses foram passados a falar “como evitar conflitos. Há que salientar, no entanto, que o grupo foi cuidadosamente selecionado para tentar obter uma equipa que se daria bem, e parece que conseguimos isso".

“Manter o foco e a mente ocupada são as chaves para acautelar a saúde fisiológica”, revela Payler, identificando, assim, uma das linhas estratégicas desta falsa missão a Marte.

Mas não foi apenas da internet que estes 'astronautas' sentiram falta. Frutas frescas, sumos naturais, gelados, bifes, mariscos frescos e cerveja foram alguns dos alimentos e bebidas a que esta equipa não teve acesso durante oito meses. Na manhã em que regressámos, “trouxeram-nos fruta, pão, salsichas e ovos mexidos”, recorda o responsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório