Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EUA anunciam sanções contra 13 venezuelanos em véspera de eleições

Os Estados Unidos anunciaram hoje sanções contra 13 venezuelanos, numa tentativa de dissuadir o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de avançar com as eleições para uma Assembleia Constituinte no domingo.

EUA anunciam sanções contra 13 venezuelanos em véspera de eleições
Notícias ao Minuto

19:13 - 26/07/17 por Lusa

Mundo Venezuela

Os 13 venezuelanos, que viram os seus direitos de viajar para os EUA negados e alguns dos seus bens congelados, incluem membros do governo, das forças armadas, da polícia, da empresa petrolífera estatal (PDSVA) e membros da nova assembleia que pretende rescrever a constituição do país.

Esta é a terceira ronda de sanções imposta pela administração de Donald Trump, que planeia novas medidas, incluindo parar de comprar petróleo ao país, caso seja necessário.

O presidente Trump já prometeu "fortes e rápidas medidas económicas" se o presidente Maduro avançar com o seu plano, mas membros do Departamento de Estado e do Conselho de Segurança Nacional temem que o fim das importações de petróleo prejudique uma população já muito castigada.

A Venezuela cumpre esta quarta e quinta-feira uma greve geral de 48 horas convocada pela oposição.

A escalada de protestos da oposição contra a Assembleia Constituinte vai continuar na sexta-feira com uma manifestação que pretende ser uma "tomada" simbólica de Caracas, na qual vão vai também participar cidadãos do interior do país.

Também na sexta-feira, o Presidente Nicolás Maduro vai encerrar a campanha para a Assembleia Constituinte, com o que o chefe de Estado disse ser "a mãe dos fechos de campanha constituinte", na Avenida Bolívar de Caracas, na capital do país.

A oposição venezuelana acusa o Presidente Maduro de pretender usar a Assembleia Constituinte para impor uma constituição ao estilo de Cuba.

Além disso, a oposição tem denunciado que o processo é fraudulento, porque seria necessário, segundo a legislação em vigor, realizar um referendo consultivo para que o povo decida se quer ou não uma Constituinte.

As manifestações a favor e contra Maduro intensificaram-se desde 01 de abril passado, depois de o Supremo Tribunal ter divulgado duas sentenças, que limitam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assume as funções do parlamento.

A 01 de maio, Maduro anunciou a eleição de uma Assembleia Constituinte para alterar a Constituição, o que intensificou os protestos que, desde abril, provocaram pelo menos 100 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório