Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

China inicia quinta missão espacial a bordo da Shenzhou X

Os astronautas chineses Wang Yaping, Zhang Xiaoguang y Nie Haisheng partiram hoje da base espacial de Jiuquan (noroeste da China) a bordo da nave “Shenzhou X”, naquela que é a quinta missão realizada pelo país asiático.

China inicia quinta missão espacial a bordo da Shenzhou X
Notícias ao Minuto

14:05 - 11/06/13 por Lusa

Mundo Astronauta

O lançamento aconteceu às 17:38, hora local (09:38 hora de Lisboa), com a presença do presidente chinês, Xi Jinping.

Xi disse aos três astronautas, para “fazerem com que toda população chinesa se sinta orgulhosa”, porque “a missão é gloriosa e sagrada.”

Pequim considera que o programa espacial, de vários biliões de dólares, é um marco do seu desenvolvimento a nível global, bem como um sucesso do Partido Comunista.

Wang é a segunda mulher astronauta que viaja até ao Espaço e Nie o primeiro piloto que repete a aventura espacial, depois de ter integrado a equipa do "Shenzhou VIII", lançado em 2005.

A “Shenzhou X” irá atracar no “Tiangong I” – “Palácio Celestial” – laboratório espacial, onde a tripulação irá fazer experiências de tecnologia médica e espacial.

A China enviou o primeiro ser humano para o espaço apenas em 2003, estando muito aquém dos EUA e da Rússia. Com um programa muito ambicioso, inclui planos para enviar um homem para a Lua e construir uma estação na órbita da Terra em 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório