Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Londres apoia projeto de quartel-general militar europeu

O Ministério da Defesa britânico anunciou hoje que apoia o projeto de um quartel-general militar europeu, mantendo no entanto a sua oposição a uma tal designação, o que até agora bloqueou a sua concretização.

Londres apoia projeto de quartel-general militar europeu
Notícias ao Minuto

17:58 - 17/05/17 por Lusa

Mundo Ministério da Defesa

"Apoiamos a criação da CMPC (Capacidade Militar de Planeamento e Condução)", mais frequentemente designada de quartel-general militar europeu, declarou o porta-voz do Ministério da Defesa à agência France Presse.

"Estamos confiantes que será concluída amanhã (quinta-feira)", numa reunião dos ministros da Defesa em Bruxelas, adiantou.

O porta-voz advertiu, no entanto, que a CMPC "não é um quartel-general, pois só conta com 20 pessoas", mantendo a disputa semântica que levou os britânicos a oporem-se ao projeto inicialmente.

O centro de comando é um projeto emblemático da União Europeia no desenvolvimento de uma defesa europeia.

Em março, Londres aprovou, com os restantes 27 Estados membros, o princípio da criação daquela unidade que coordenará três missões militares de formação e aconselhamento da UE em África.

A União esperava criar formalmente a unidade esta semana, mas a recusa de Londres em aceitar o termo de "quartel-general operacional" utilizado em documentos para a descrever bloqueava a sua concretização.

No fim de semana, os outros 27 países do bloco propuseram uma nova versão dos documentos sem o termo "quartel-general operacional", mas no início da semana Londres ainda mantinha o veto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório