Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fenómeno migratório vai reunir responsáveis de vários países em Roma

Roma, 04 mai - Roma acolhe a 06 de julho uma reunião internacional sobre a gestão do fenómeno migratório, na qual irão participar representantes da União Europeia (UE), da Líbia e de países de trânsito de migrantes.

Fenómeno migratório vai reunir responsáveis de vários países em Roma
Notícias ao Minuto

18:50 - 04/05/17 por Lusa

Mundo Julho

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Angelino Alfano, disse hoje numa intervenção no parlamento que irão também participar na reunião representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

No entanto, o Angelino Alfano não referiu quais serão os representantes dos países de trânsito de migrantes que estarão presentes.

A reunião terá como objetivo discutir o drama migratório e a gestão do assunto por parte dos países europeus e também dos territórios de trânsito de refugiados e migrantes que fogem dos seus países de origem com o objetivo de chegarem à Europa.

O ministro italiano referiu que um dos pontos centrais da agenda será a necessidade de alcançar a paz e a estabilidade na Líbia e também que caminho se pode experimentar para refrear o tráfico de seres humanos.

"A estabilização na Líbia é um trabalho inacabado da comunidade internacional", afirmou.

A emergência migratória é um dos desafios que afetam a Europa e dos que mais preocupam Itália, país que anualmente recebe milhares de migrantes e refugiados que querem seguir viagem para outros territórios europeus, como a Alemanha ou França.

A 21 de abril, a OIM anunciou que cerca de 43 mil migrantes e refugiados chegaram este ano à Europa pelo Mediterrâneo, tendo o número de mortos ultrapassado um milhar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório