Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Deslizamento de terras no Quirguistão mata 24 pessoas

Um deslizamento de terra matou hoje de madrugada 24 pessoas, incluindo nove crianças numa cidade do Quirguistão, avançou o ministério com a responsabilidade das situações de emergência à agência de notícias France Presse.

Deslizamento de terras no Quirguistão mata 24 pessoas
Notícias ao Minuto

13:15 - 29/04/17 por Lusa

Mundo Bichkek

"Vinte e quatro cidadãos do Quirguistão, entre eles nove crianças, morreram no deslizamento de terra, no sul do país", disse a porta-voz do ministério, Elmira Sheripova.

Segundo a responsável, estão no local 266 profissionais de resgate, incluindo médicos e soldados.

O deslizamento de terra atingiu a localidade de Ayu, na região de Osh, no sul, às 06:40 hora local (01:40 em Lisboa), cobrindo seis casas, com pessoas no seu interior, acrescentou o ministério, em comunicado.

O ministro das Situações de Emergência, Koubatbek Boronov, esteve no local, por indicação do Presidente do Quisguistão, Almazbek Atambaïev, de acordo com um comunicado divulgado no 'site' da Presidência.

Boronov está a organizar a evacuação de 40 famílias que vivem perto da área atingida pelo desastre e quer instalá-las em tendas devido ao risco de novos deslizamentos de terra, de acordo com o comunicado do ministério.

Um responsável do distrito Alisher Bakichev disse à comunicação social local que os habitantes tinham recebido em março uma ordem de evacuação do ministério de Situações de Emergência, devido ao risco de deslizamentos de terra, e que 34 famílias já tinham deixado as suas casas, mas algumas deles acabaram por regressar.

As avalanches e os deslizamentos de terra são comuns no Quirguistão, cujo território é 95% montanhoso.

Em abril de 2004, um deslizamento de terra matou, pelo menos, 33 pessoas na região de Osh, após um deslizamento de terra no outono que causou a morte a cerca de 40 pessoas, também no sul do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório