Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 19º

Pelo menos 16 civis mortos em combates no Sudão do Sul

Pelo menos 16 civis foram mortos hoje em Wau, segunda principal cidade do Sudão do Sul, no decorrer de combates entre as tropas governamentais e forças rebeldes, anunciou a missão da ONU no país (Minuss).

Pelo menos 16 civis mortos em combates no Sudão do Sul
Notícias ao Minuto

19:05 - 10/04/17 por Lusa

Mundo Guerra civil

"A missão organizou hoje duas patrulhas em Wau e estas reportaram ter visto os corpos de 16 civis num hospital", indicou a Minuss em comunicado, acrescentando que também contabilizou 10 feridos.

Desde sábado que se registam combates nos arredores de Wau, entre as forças leais ao governo do presidente Salva Kiir e tropas rebeldes às ordens do antigo vice-presidente Riek Machar. As zonas em disputa já mudaram várias vezes de mãos desde o início da guerra civil no Sudão do Sul, em 2013.

Hoje os combates alastraram-se para o interior da cidade de Wau, a segunda cidade do país, a seguir à capital, Juba. Wau é controlada pelas forças governamentais, mas milhares de pessoas estão a fugir dos combates e a pedir refúgio em dois campos de deslocados, um deles gerido pela ONU, noticiou a agência AFP.

Várias testemunhas ouvidas pela AFP informaram que as vítimas dos combates pertencem às etnias daquela região - Jur e Balanda. O chefe rebelde Riek Machar, ex-vice-presidente, pertence à etnia Nuer.

O Sudão do Sul obteve a sua independência face ao Sudão em 2011 e mergulhou numa guerra civil em dezembro de 2013. O conflito já fez dezenas de milhares de mortos.

Mais de 1,9 milhões de sudaneses do sul tiveram de sair das suas casas para outros pontos do país, mais de 1,7 milhões de outros foram para países vizinhos. Várias zonas do Norte do país foram declaradas oficialmente em situação de fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório