Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Pelo menos um morto, 19 feridos e 30 detidos em protestos na Venezuela

Um jovem de 19 anos foi morto a tiro na quinta-feira, nos arredores de Caracas, durante confrontos entre manifestantes e forças de segurança, afirmou a polícia venezuelana.

Pelo menos um morto, 19 feridos e 30 detidos em protestos na Venezuela
Notícias ao Minuto

06:39 - 07/04/17 por Lusa

Mundo Venezuela

Jairo Ortiz morreu "na sequência dos ferimentos" depois de ter sido atingido por uma bala no peito, quando as forças de segurança procuravam afastar uma barreira erguida pelos manifestantes na localidade de Montanha Alta, nos arredores da capital venezuelana, indicou Miguel Mederico, diretor de comunicação da polícia do estado de Miranda.

No município de Chacao, pelo menos 19 pessoas ficaram feridas em protestos, disse o presidente da câmara de Chacao, Ramon Muchacho.

Além destes feridos, dois fotógrafos da agência noticiosa espanhola EFE foram feridos pelas forças de segurança enquanto trabalhavam na cobertuda dos protestos em Caracas.

Entretanto, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que 30 pessoas foram detidas durante a marcha opositora de quinta-feira, dia em que cinco mil venezuelanos - de acordo com a oposição - saíram às ruas em protesto pela alegada rutura da ordem constitucional.

"Há provas, vídeos e fotos. Saquearam o Liceu Gustavo Herrera", disse Nicolás Maduro, numa intervenção transmitida pelas rádios e televisões do país.

Os detidos fazem parte de "terroristas" e "guarimberos" [participantes em protestos organizados com bloqueio de ruas], afirmou Maduro, sublinhando que "vão cair direto na justiça".

"Essa gente pretendia chegar ao centro de Caracas, onde se encontrava a grande marcha revolucionária" [de apoiantes do regime], à procura de "um confronto do povo contra o povo", sublinhou.

Milhares de pessoas protestaram na quinta-feira contra a rutura da ordem constitucional e a exigir o afastamento dos magistrados do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que, na semana passada, emitiram duas sentenças - já revogadas - a limitar a imunidade dos parlamentares e ao STJ as funções da Assembleia Nacional (parlamento).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório