Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Foram mensagens secretas que levaram Khalid a atacar em Londres

Segundo a imprensa britânica, terá sido através do site Telegram que fanáticos pediram a “um lobo solitário” para levar a cabo um ataque ao coração de Londres.

Foram mensagens secretas que levaram Khalid a atacar em Londres
Notícias ao Minuto

08:45 - 26/03/17 por Notícias ao Minuto

Mundo Telegram

Fanáticos do Estado Islâmico terão usado o serviço secreto de mensagens instantâneas do site Telegram a pedir “por um lobo solitário” que levasse a cabo um ataque em Londres.

A notícia, avançada pelo Daily Mirror, afirma que foram descobertas mensagens onde fica provado que existem terroristas a pedirem para serem cometidas atrocidades no Reino Unido.

Neste site terão partilhado uma imagem de um combatente do ISIS vestido como o carrasco Jihadi John, a segurar uma espada em frente ao Big Ben. Nesta ilustração também era possível ver uma bola de fogo e uma bandeira destruída.

Passado algumas semanas, Khalid Masood perpetrou um ataque na Ponte de Westminster, seguindo depois para a entrada do Parlamento britânico. Anteriormente já tinha sido avançado pelas investigações que o atacante esteve a trocar mensagens no Whatsapp momentos antes do ataque.

A rede Telegram foi criada pelo programador russo Pavel Durov, em 2014, antes de partir para viver na Rússia. Diz a imprensa britânica que esta é preferida entre terroristas, pois as forças de segurança são incapazes de 'hackear' o serviço.

Feitas as investigações, o Mirror teve acesso a mensagens em que foi questionado: “Então, o que se segue? Londres? Berlim? Moscovo?”, ao que alguém respondeu “Reino Unido”. Além de vídeos que explicam como fazer bombas, vários ‘guias terroristas’ foram também carregados para o site.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório