Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Partido de extrema-direita ameaça muçulmanos na Grécia

O partido de extrema-direita grego Aurora Dourada ameaçou, esta segunda-feira, mobilizar cem mil pessoas contra a construção de uma mesquita em Atenas, noticiou a televisão estatal daquele país.

 Partido de extrema-direita ameaça muçulmanos na Grécia
Notícias ao Minuto

17:34 - 20/05/13 por Lusa

Mundo Aurora Dourada

"Se uma mesquita for construída para criminosos islâmicos na Grécia, uma frente de cem mil gregos chefiada pelo Aurora Dourada será criada", disse o porta-voz do partido, Ilias Kasidiaris, durante um comício na noite de domingo, transmitido pela televisão estatal grega.

A construção de uma mesquita para os muçulmanos de Atenas é uma promessa que os sucessivos governos gregos continuam por cumprir, lembra a agência noticiosa francesa AFP.

A ameaça do partido de extrema-direita grego surge num altura em que a Associação de Muçulmanos da Grécia também afirma ter recebido, durante o fim de semana, uma carta intimidatória com insultos de teor racista.

No documento, além de diversos insultos dirigidos à comunidade muçulmana, adverte-se os membros da associação para deixarem a Grécia ou enfrentarem a possibilidade de serem "abatidos como galinhas", refere a AFP.

As autoridades gregas estão a investigar a origem da carta, que, segundo a mesma fonte, no verso apresenta o símbolo do Aurora Dourado, considerado um dos partidos de extrema-direita mais radicais da Europa.

O partido ultranacionalista, que nas eleições legislativas de 2012 conseguiu uma expressiva representação no Parlamento grego (18 assentos), nega ter enviado a carta.

O Aurora Dourada tem vindo a explorar a raiva da população grega em relação à crise financeira - que forçou o país a adotar uma severa política de austeridade – e é suspeito de estar por detrás de vários ataques levadas a cabo contra imigrantes na Grécia, que responsabiliza pela atual crise.

Nas eleições legislativas de 2009, o partido chefiado por Nikos Michaloliakos só tinha conseguido 0,29% dos votos.

Na Grécia vivem cerca de 500 mil muçulmanos – a maioria imigrantes indocumentados – incluindo uma comunidade de mais de cem mil gregos de origem turca, no nordeste do país, junto à fronteira com a Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório