Seja por tristeza ou alegria, o choro acaba por ser uma resposta natural do corpo. Situações de stress e até dor estão também ligadas a esta resposta do corpo. Ainda assim, existem momentos em que não consegue chorar e tal pode dever-se a algumas razões físicas e não só.
O 'website' do programa Today, do canal NBC, falou com a oftalmologista Michelle Andreoli e com o psicólogo Ad Vingerhoets para perceber algumas das razões para não estar a conseguir chorar.
Leia Também: Cinco truques naturais para limpar a pele e evitar os pontos negros
Condições médicas
"Existem pessoas que apresentam alguma falta relativa ou secreção desproporcional de água salgada, óleo ou muco", revela Michelle Andreoli. Os olhos secos são uma das condições mais comuns, que podem levar às pálpebras inflamadas. É mais frequente em pessoas que usam lentes de contacto. Olhar durante muito tempo para ecrãs e apanhar muito vento são outras das causas.
Medicamentos
A oftalmologista refere que o uso de diuréticos, descongestionantes e anti-histamínicos podem levar ao olho seco.
Envelhecimento
O olho seco é algo comum em pessoas com mais de 50 anos. Pode piorar com a menopausa.
Condições relacionadas com a saúde mental
"Sabemos que se as pessoas ficarem traumatizadas, podem perder a capacidade de chorar. O mesmo ocorre quando estão gravemente deprimidas", conta Ad Vingerhoets.
Emoções reprimidas e estigma social
"Às vezes, as pessoas reprimem as suas emoções e evitam responder-lhes de forma ativa. Pode também estar relacionado com algum tipo de estigma social", continua.
Leia Também: Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono