Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Milhares de romenos voltaram às ruas para exigir demissão do governo

Milhares de romenos voltaram hoje às ruas para exigir a demissão do governo social-democrata, sob fortes protestos desde que anunciou que pretendia suavizar as leis anticorrupção em vigor no país.

Milhares de romenos voltaram às ruas para exigir demissão do governo
Notícias ao Minuto

21:27 - 19/02/17 por Lusa

Mundo Roménia

Em Bucareste, a capital, cerca de duas mil pessoas juntaram-se em frente à sede do governo, apesar da forte chuva que hoje caía, gritando "demissão" e "ladrões", relatou a agência de notícias francesa AFP.

"O governo atual perdeu toda a credibilidade. O Partido Social-Democrata ganhou as eleições, não contestamos isso, mas tem de encontrar gente honesta para dirigir o país", disse um dos manifestantes à AFP.

"É importante que continuemos vigilantes, dizer aos governantes que estamos atentos e que não toleraremos mais a corrupção", acrescentou outra.

Outras três mil pessoas manifestaram-se em Cluj, no noroeste do país, empunhando bandeiras nacionais e da União Europeia.

A 31 de janeiro, o governo adotou um decreto que despenalizava alguns atos de corrupção e, desde essa data, têm-se registado protestos quase diários, de dimensão inédita no país desde a queda do regime comunista, em 1989.

A 5 de fevereiro, perto de meio milhão de pessoas protestaram, em simultâneo, em cinco dezenas de cidades por todo o país.

Perante tal mobilização, o governo liderado por Sorin Grindeanu revogou o decreto, mas ainda é preciso que o parlamento, onde os sociais-democratas detêm uma larga maioria, confirme a decisão.

Florin Iordache, autoproclamado autor do decreto que propunha despenalizar crimes de abuso de poder e corrupção caso o prejuízo causado ao Estado fosse inferior a 44 mil euros, já se demitiu do cargo de ministro de Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório