Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Mãe 'empresta' barriga para que o filho possa ser pai

Um óvulo de uma dadora anónima foi fecundado com espermatozoides de Luis, o outro com espermatozoides de Gustavo.

Mãe 'empresta' barriga para que o filho possa ser pai
Notícias ao Minuto

18:59 - 15/01/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Capivari

Ana Maria Aranha, de 58 anos, é simultaneamente mãe e avó de Pedro e João. A mulher natural de São Paulo, no Brasil, ofereceu-se para ser barriga de aluguer, permitindo que o filho, homossexual, pudesse ser pai.

Luis Aranha, de 32 anos, e o companheiro Gustavo, de 26, estão casados há cinco anos. Quando surgiu o desejo de serem pais, tentaram adotar uma criança.

“Não via a hora de ser pai, mas não conseguimos adotar. Então pensámos numa barriga de aluguer”, contou à agência Estadão, citada pela imprensa brasileira.

O desejo de Luis emocionou a mãe, que se ofereceu para gerar no seu útero os próprios netos. Procurou uma clínica e foi submetida a um processo de fertilização in vitro. Um óvulo de uma dadora anónima foi fecundado com espermatozóides de Luis, o outro com espermatozóides de Gustavo.

Devido à idade avançada e ao facto de já ter entrado na menopausa, passou por um processo de estimulação uterina. E enfrentou ainda a reprovação por parte daqueles que seguiam, tal como ela, o Evangelismo. “Segui o meu coração e senti que não estava a cometer nenhum pecado. Se nasceram e estão bem, é pela graça de Deus”, desabafou.

Os bebés acabaram por nascer a 5 outubro de 2016 e têm agora três meses. Foram registados como sendo filhos do casal, que agora passa pela experiência da paternidade como se de um sonho se tratasse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório