Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Walter White chinês julgado por esquema parecido com 'Breaking Bad'

Zhang é comparado com a personagem principal da série 'Breaking Bad'.

Walter White chinês julgado por esquema parecido com 'Breaking Bad'
Notícias ao Minuto

12:26 - 11/12/16 por Inês André de Figueiredo

Mundo China

Conhecido como o ‘Breaking Bad’ chinês, Zhang está a ser julgado pela fabricação, transporte e tráfico de drogas, o que, no país, pode levar mesmo à condenação de pena de morte.

A história deste professor chinês é comparada à de Walter White pelo facto de ser docente de química na universidade da cidade chinesa de Wuhan e ter construído um ‘império da droga’ com a ajuda de estudantes.

As substâncias ilícitas foram fabricadas durante mais de uma década e o esquema servia para vender na Europa e nos Estados Unidos. Segundo a imprensa local, o grupo ganhava cerca de 560 mil euros mensais.

O grupo era constituído por Zhang e outras quatro pessoas que começaram a ser julgadas na passada segunda-feira e o caso tem tido uma enorme audiência na China devido às parecenças com a série de sucesso ‘Breaking Bad’. Contudo, o esquema de Zhang começou em 2005, antes da série começar a ser transmitida.

Alegadamente, o professor de química iniciou o ‘projeto’ depois de uma ida à Austrália e criou uma empresa de produção de dissolventes e material médico que servia de fachada ao tráfico de droga.

Os responsáveis pelo esquema tinham funções específicas e bem definidas, o que, segundo a investigação, terá ajudado a que tenha havido ‘sucesso’ durante tantos anos. Desde a produção, às vendas, passando pelo melhoramento do produto e pela contabilidade, tudo estava inserido nas funções dos membros do grupo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório