Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Supermercado alemão acusado de usar símbolos nazis em vídeo natalício

Empresa já veio negar qualquer intenção de fazer a apologia do nazismo.

Notícias ao Minuto

15:40 - 25/11/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Polémica

Com o Natal à porta é frequente que comecem a surgir anúncios relativos a esta época. Uns que apelam às emoções, outros que optam pelo sentido de humor. A verdade é que há vídeos natalícios para todos os gostos.

A cadeia de supermercados alemã Edeka não fugiu à tradição e criou também um anúncio publicitário alusivo à época. No entanto, o vídeo em causa está a gerar polémica no país germânico.

Em causa, explica o jornal inglês The Guardian, o facto de utilizar símbolos relacionados com o nazismo.

O alvo da discórdia são as placas de matrículas dos carros que surgem no vídeo. Uma das viaturas tem a matrícula MU SS 420: ‘SS’ era a abreviatura de Schutzstaffel, a temida polícia paramilitar criada por Adolf Hitler, enquanto o ‘420’ é a forma discreta como os nazis se referem ao dia de anos do ditador (20 de abril).

No mesmo anúncio surge outro carro com uma matrícula igualmente polémica: SO LL 38 49. O 84, explica o The Guardian, é reconhecido como sendo a abreviatura para a oitava e quarta letras do alfabeto – H e D – que são, por sua vez, a abreviatura de ‘Heil Deutschland’ (‘Heil’ era a forma como Adolf Hitler era saudado). Já no que diz respeito aos números 3 e 9, juntos formam o 39 que simboliza a identidade cristã e, consequentemente, o antissemitismo, como explicou a diretora da agência para a educação cívica de Hamburgo, Sabine Bamberger-Stemmann.

A cadeia de supermercados já reagiu à polémica garantindo que não teve intenção de fazer uso da simbologia nazi e que os números que surgem nas placas dos carros são aleatórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório