Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo dos EUA investiga ataque informático

O Governo dos Estados Unidos está a investigar como "atividade criminosa" vários ataques informáticos hoje registados contra os servidores de grandes empresas norte-americanas da internet, como Twitter, Spotify, Github e o diário The New York Times.

Governo dos EUA investiga ataque informático
Notícias ao Minuto

21:15 - 21/10/16 por Lusa

Mundo Ciberataque

O incidente ocorreu às primeiras horas da manhã na costa leste e durou cerca de duas horas, durante as quais as empresas de gestão de servidores, como a DyN e a Amazon Web Services, tentaram pôr termo aos problemas de ligação.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, confirmou que a Agência de Segurança Nacional (NSA) está "a monitorizar a situação" e vai investigar em profundidade estes ataques.

A NSA, recordou Earnest, "é a agência governamental encarregada de controlar a nossa segurança no ciberespaço e a coordenação com os setores público e privado para proteger os interesses dos Estados Unidos no ciberespaço".

As empresas digitais afetadas anunciaram que também estão a investigar as interrupções de funcionamento sofridas, que poderão estar ligadas a ataques DDoS, em que os piratas informáticos tentam saturar as respostas dos servidores com uma onda de pedidos de acesso falsos.

Segundo a DyN, uma empresa que gere o funcionamento da internet sediada na 'cloud', os seus engenheiros estão a trabalhar nesta questão devido aos "incidentes que se estão a registar atualmente", para mitigar os seus efeitos.

O primeiro ataque de que a DyN deu conta ocorreu às 07:10 (12:10 de Lisboa) e, de acordo com a empresa, afetou "principalmente os seus clientes na costa leste dos Estados Unidos".

O Twitter confirmou que o seu serviço se manteve inacessível nalgumas partes do mundo durante duas horas "por falhas na resposta de servidores DNS", problema semelhante ao detetado pela Zendesk, uma empresa de 'software' de relação com clientes, ou a Github, o mais popular repositório de código e colaboração em programação.

Depois de informar do restabelecimento dos seus serviços, cerca de duas horas após o primeiro alerta, a DyN apercebeu-se, às 13:20 TMG (14:20 de Lisboa) de pelo menos outro ataque cibernético com as mesmas características e cuja origem não conseguiu identificar.

A Amazon que, além do seu popular portal de comércio eletrónico, fornece, através do seu servidor AWS, serviços de internet a outras companhias, como a cadeia de televisão online Netflix, admitiu interrupções esporádicas, mas confirmou já que os seus serviços estão a funcionar com normalidade e que não pode garantir com certeza que os seus problemas estejam relacionados com os ataques DDoS reportados pela DyN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório