Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nova Deli e Moscovo assinam acordos nas áreas da defesa e da energia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinaram hoje acordos nas áreas da defesa e da energia na sequência de conversações destinadas a revigorar os laços entre os antigos aliados da Guerra Fria.

Nova Deli e Moscovo assinam acordos nas áreas da defesa e da energia
Notícias ao Minuto

14:27 - 15/10/16 por Lusa

Mundo Conversações

Modi aclamou Putin como um "velho amigo" depois da reunião entre os dois responsáveis no Estado indiano de Goa, onde líderes dos outros países emergentes dos BRICS se reuniram para uma cimeira.

"A sua liderança deu estabilidade e substância à nossa parceria estratégica", afirmou Modi que participava numa conferência conjunta com Putin numa estação balnear, depois de terem sido assinados cerca de 20 acordos entre os dois países.

Modi afirmou que os acordos para produzir conjuntamente helicópteros militares, fragatas e outras áreas de cooperação lançam as bases para aprofundar os laços defensivos e económicos nos anos vindouros.

Os dois responsáveis também assinaram um acordo inicial para a compra pela Índia de um sistema de defesa, com capacidade para disparar contra múltiplos mísseis, apesar de não terem sido divulgados pormenores.

A Índia, o maior importador de material defensivo do mundo, está investir cerca de 100 bilhões de dólares na modernização do equipamento da época soviética, para defender as suas fronteiras do rival e vizinho Paquistão e uma China crescentemente assertiva.

Mas a Índia tem-se virado cada vez mais para os Estados Unidos e mais recentemente para a França do que para a Rússia a nível tecnológico, à medida que Modi cultiva uma aproximação com Washington.

Os líderes das economias emergentes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão reunidos este fim de semana, na sua cimeira anual na Índia, com a perspetiva de voltar a impulsionar o crescimento global.

Na 8.ª reunião do grupo, que terá lugar em Pangim, capital do Estado de Goa, no oeste do país, vão marcar presença os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da China, Xi Jinping, da África do Sul, Jacob Zuma, e do Brasil, Michel Temer, para além do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Os BRICS "enfatizam a importância de promover uma economia global inovadora, forte, interconectada e inclusiva para conduzir-nos a uma nova era de crescimento global e desenvolvimento sustentável", segundo um documento comum divulgado no mês passado, em antecipação da reunião deste fim de semana.

O grupo dos BRICS - formado para contrabalançar o Ocidente na gestão dos assuntos mundiais - reúne 43% da população mundial e responde por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, para além de movimentar 17% do comércio global.

Porém, atualmente, apenas a Índia se pode orgulhar do seu desempenho económico, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a prever um crescimento de 7,6% em 2016/2017, equivalente ao exercício financeiro anterior.

A Rússia e Brasil estão em recessão, enquanto a China, que já foi a locomotiva do crescimento mundial, tem visto o seu crescimento abrandar seriamente.

Já a perspetiva para a África do Sul é de um crescimento de 1,1% em 2017, o mais lento desde a crise de 2009.

Num fim de semana, onde deverão também ocorrer vários encontros bilaterais, Michel Temer procurará reforçar o comércio entre o Brasil e os restantes países do grupo, numa tentativa de ajudar o país a sair de uma recessão profunda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório