Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Trabalhador de ONG norte-americano sequestrado no Níger

Um norte-americano, trabalhador de uma organização não-governamental, foi sequestrado na sexta-feira à noite na cidade nigerina de Abalak, sendo depois levado para o Mali, disse à agência AFP uma fonte ligada à segurança do país.

Trabalhador de ONG norte-americano sequestrado no Níger
Notícias ao Minuto

10:04 - 15/10/16 por Lusa

Mundo Violência

demasiado cedo para determinar a identidade dos sequestradores, que regressaram ao Mali. As autoridades colocaram a região em alerta máximo", disse a mesma fonte, sob condição de anonimato.

As extensas e porosas fronteiras do Níger tornam o país ocasionalmente vulnerável à violência armada que atingiu nações vizinhas, incluindo o Mali.

O norte do Mali, que esteve sob o controlo de grupos ligados à Al-Qaeda em 2012, antes de uma intervenção militar liderada por franceses os expulsar, continua a ser alvo de ataques extremistas.

"Pelo menos duas pessoas morreram durante uma troca de tiros" quando o refém foi levado, indicou a fonte, não revelando a identidade das vítimas.

"Todas as estradas para o Mali estão a ser monitorizadas", acrescentou.

É a primeira vez que um norte-americano é sequestrado no Níger.

Em janeiro de 2011, dois jovens franceses foram sequestrados num restaurante na capital, Niamey, e mortos durante uma tentativa de resgate.

No ano anterior, cinco funcionários da empresa energética francesa Areva foram sequestrados pela Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM) numa mina de urânio em Arlit, norte do país. Quatro homens foram libertados em 2013 depois da libertação prévia da única mulher refém.

No início deste mês, 22 soldados do Níger foram mortos durante um ataque de homens armados que vieram do Mali para atingir um campo de refugiados na região de Tahoua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório