Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Pinturas rupestres descobertas em Espanha. "Um tesouro da humanidade"

Descoberta descrita como “impressionante”.

Pinturas rupestres descobertas em Espanha. "Um tesouro da humanidade"
Notícias ao Minuto

17:44 - 14/10/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Lequeitio

Uma gruta junto à pequena cidade basca de Lequeitio, em Espanha, ‘escondia’ um santuário com pinturas rupestres com 14.500 anos de existência.

A descoberta de que os meios espanhóis dão conta é já vista como um “impressionante” marco referente à pré-história, na Península Ibérica, facto que também é realçado pela BBC.

“É uma maravilha, um tesouro da humanidade”, descreveu Unai Rementeria, deputado da província de Biscaya e o homem que tornou públicos os pormenores desta descoberta, que estaria já a ser estudada desde maio.

A existência da gruta não era desconhecida de alguns especialistas mas o que agora se sabe, descreve o El Mundo, é que estamos perante “vários elementos que fazem desta gruta única em toda a Espanha”.

Entre os desenhos existentes há um de um cavalo, de um metro e meio de comprimento mas também um painel de cerca de 15 metros, que inclui 25 gravuras de animais.

Os descobridores retratam mesmo este santuário de arte rupestre como “o conjunto de gravações mais espectacular e impressionante de toda a Península Ibérica”.

Saliente-se que esta descoberta diverge um pouco da descoberta feita em Foz Côa, no sentido em que as pinturas rupestres descobertas em Foz Côa se destacaram também por serem uma ‘coleção’ de pinturas ao ar livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório