Pinturas rupestres descobertas em Espanha. "Um tesouro da humanidade"

Descoberta descrita como “impressionante”.

foz côa, gravuras rupestres

© Reuters

Pedro Filipe Pina
14/10/2016 17:44 ‧ 14/10/2016 por Pedro Filipe Pina

Mundo

Lequeitio

Uma gruta junto à pequena cidade basca de Lequeitio, em Espanha, ‘escondia’ um santuário com pinturas rupestres com 14.500 anos de existência.

A descoberta de que os meios espanhóis dão conta é já vista como um “impressionante” marco referente à pré-história, na Península Ibérica, facto que também é realçado pela BBC.

“É uma maravilha, um tesouro da humanidade”, descreveu Unai Rementeria, deputado da província de Biscaya e o homem que tornou públicos os pormenores desta descoberta, que estaria já a ser estudada desde maio.

A existência da gruta não era desconhecida de alguns especialistas mas o que agora se sabe, descreve o El Mundo, é que estamos perante “vários elementos que fazem desta gruta única em toda a Espanha”.

Entre os desenhos existentes há um de um cavalo, de um metro e meio de comprimento mas também um painel de cerca de 15 metros, que inclui 25 gravuras de animais.

Os descobridores retratam mesmo este santuário de arte rupestre como “o conjunto de gravações mais espectacular e impressionante de toda a Península Ibérica”.

Saliente-se que esta descoberta diverge um pouco da descoberta feita em Foz Côa, no sentido em que as pinturas rupestres descobertas em Foz Côa se destacaram também por serem uma ‘coleção’ de pinturas ao ar livre.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas