Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Merkel pede à União Africana para reduzir migração ilegal para a Europa

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje à União Africana (UA) para aumentar os esforços para reduzir a migração ilegal para a Europa e assegurou que África será uma prioridade durante a presidência alemã no G20, no próximo ano.

Merkel pede à União Africana para reduzir migração ilegal para a Europa
Notícias ao Minuto

17:14 - 11/10/16 por Lusa

Mundo Chanceler

frica está a ganhar uma importância global. Por esta razão, devem continuar unidos", afirmou, na sua visita à sede da instituição, situada na capital etíope.

A líder alemã pediu aos Estados africanos para fazerem um maior esforço no sentido de travarem o êxodo de jovens que abandonam o continente com a esperança de encontrarem uma vida melhor na Europa.

Merkel considerou que os países africanos também devem aumentar os seus esforços na luta contra o terrorismo, através da introdução de reformas democráticas e económicas.

Outro dos pedidos feitos por Merkel à UA foi de um maior envolvimento na resolução da crise na Líbia, que atravessa um grave conflito político e de segurança desde a queda do regime ditatorial de Muammar Kadhafi, em 2011.

"Estou a favor de que a União Africana utilize a sua influência para ajudar a resolver o conflito", disse.

A Líbia converteu-se num "triste exemplo" das consequências do colapso das estruturas estatais, adiantou.

O país do norte de África conta atualmente com um Governo rebelde e com um outro reconhecido internacionalmente, que disputam o controlo político e dos recursos naturais, em particular o petróleo.

A chanceler alemã conclui hoje na Etiópia uma visita a África, que incluiu o Mali e o Níger. A sua última deslocação ao continente ocorreu em 2011, quando visitou o Quénia, Angola e Nigéria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório