Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Resoluções do Congresso da Fretilin ainda sem referências a eleições

O IV Congresso Nacional da Fretilin que hoje termina em Díli, já aprovou 12 resoluções sem que qualquer delas faça referência às eleições presidenciais e legislativas de 2017 ou ao programa político do partido.

Resoluções do Congresso da Fretilin ainda sem referências a eleições
Notícias ao Minuto

11:46 - 09/10/16 por Lusa

Mundo Díli

As 12 resoluções foram aprovadas depois de dois dias e meios de longos debates, sendo dominadas por referências à organização interna do partido e por saudações à reeleição e á ação dos seus principais líderes, Francisco Guterres (Lu-Olo) e Mari Alkatiri.

Para já, e quando faltam poucas horas para o encerramento do congresso, não foi ainda aprovado qualquer texto sobre os votos do próximo ano, incluindo sobre se será o não formalizada a candidatura de Lu-Olo às eleições presidenciais.

Em termos eleitorais a única referência é um testo de "apelo às estruturas de base" para que se coordenem e ajustem na apresentação de candidatos a chefes e conselhos de suco", processo que decorre este mês em Timor-Leste.

Do leque de resoluções aprovadas contam-se duas de cariz internacional, nomeadamente uma de saudação à eleição de António Guterres para secretário-geral da ONU e outra sobre a "situação internacional".

O texto condena "todos os atos de violência e formas de discriminação económica, social, política e religiosa em qualquer ponto do mundo, não compactuando com nenhum ato desse género".

Em concreto, condena "todas as ações bombistas e a continuação da violência extremista na Síria e no Médio Oriente ou outros atos repugnantes que vão contra o estabelecido quer a nível internacional quer a nível nacional".

O texto reafirma ainda "que os princípios e valores da Fretilin vão contra todas as formas de discriminação económica, social, política e religiosa e a utilização do terrorismo como meio para atingir os objetivos propostos pelos determinados grupos de interesse económico, social, político e religioso".

De destacar entre os textos aprovados a decisão do partido criar uma "Comissão Nacional de Recomposição da História da Fretilin", para "traduzir em letras para a memória futura" todos os "acontecimentos históricos" do partido.

Entre as outras resoluções aprovadas no congresso que começou na sexta-feira contam-se uma de congratulação pela participação dos militantes no partido na recente eleição direta para a liderança da Fretilin, voto que confirmou Francisco Guterres (Lu-Olo) como presidente e Mari Alkatiri como secretário-geral, com mais de 93% de apoio.

Os dois líderes são congratulados noutra das 12 resoluções, pela sua "firmeza nos princípios, sentido de responsabilidade, espírito de abnegação e capacidade de liderança" e cuja reeleição foi "uma manifestação de confiança dos quadros e militantes".

Outro dos textos reconhece e saúda as estruturas internas, com destaque para a Comissão Nacional de Preparação e Organização (CNPO/KNPO) e um outro aprova o símbolo, a marcha e o estandarte da Juventude da Fretilin.

O partido reconhece ainda o papel de Mari Alkatiri como responsável da Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) de Oecusse, que considera "de importância fulcral para o desenvolvimento" da região e do país.

A resolução sublinha ainda o apoio a Alkatiri para "a implementação de projetos similares noutras regiões do país".

No caso de Lu-Olo, uma outra resolução congratula o seu papel enquanto presidente da Comissão Organizadora da X Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que marcou o arranque em 2014 da presidência timorense da organização que em novembro passa para o Brasil.

Para a Fretilin a CPLP tem "importância estratégica para a junção dos vários países pertencentes à comunidade e para a afirmação da língua".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório