Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Foi construído um Auschwitz virtual. Objetivo é prender ex-nazis

O modelo digital foi criado por Ralf Breker.

Foi construído um Auschwitz virtual. Objetivo é prender ex-nazis
Notícias ao Minuto

16:17 - 02/10/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Alemanha

As autoridades alemãs criaram um modelo virtual do campo de concentração de Auschwitz, na Polónia, para que possam ser incriminados os últimos suspeitos acusados de mortes maciças cometidas durante o regime nazi.

Dá conta a RT que a equipa de investigadores do ‘Bavarian State Criminal Investigation Office’ é liderada por Ralf Breker, que usou impressões digitais dos arquivos de Auschwitz, assim como como scanners do cenário para reconstruir o local. O resultado foi um campo virtual adaptado à realidade, que apenas é possível ser utilizado através de uns óculos VR.

O objetivo de todo este trabalho resume-se a conseguirem saber quem são os últimos ex-nazis associados às atrocidades de Auschwitz. No passado, alguns suspeitos afirmaram que não sabiam que estavam a ser assassinadas pessoas no campo e este novo modelo pretende exatamente confirmar respostas como esta.

“A vantagem do modelo é que permite ter uma melhor perspetiva do campo e é possível recrear igualmente a perspetiva do suspeito, por exemplo, se estava na torre de vigia” e se conseguia saber das mortes ou não, explicou Breker.

Uma versão mais simples deste modelo já tinha sido desenvolvida em 2014 para o julgamento de Johann Breyer, que morreu aos 89 anos nos Estados Unidos, enquanto aguardava a extradição para a Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório