Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Copenhaga: Absolvidos jovens acusados de ajudarem em ataque a sinagoga

Um tribunal dinamarquês absolveu hoje quatro jovens acusados de ajudarem a concretizar um atentado contra a sinagoga de Copenhaga em fevereiro de 2015, no qual morreu um fiel judeu, noticia a AFP.

Copenhaga: Absolvidos jovens acusados de ajudarem em ataque a sinagoga
Notícias ao Minuto

10:02 - 27/09/16 por Lusa

Mundo Omar El-Hussein

Os quatro estavam acusados de "cumplicidade para ato terrorista" por alegadamente ajudarem Omar El-Hussein, um dinamarquês de origem palestiniana de 22 anos, que se juntara ao Estado Islâmico e acabou por ser morto pela polícia horas após o atentado.

Os quatro homens, Bhostan Hossein, de 27anos, Liban Elmi, de 21, Ibrahim Abbas, de 23, and Mahmoud Rabea, de 32, sorriram entre si e para os advogados quando a sentença foi lida.

Hossein e Elmi foram no entanto condenados por terem eliminado a arma do crime, mas a pena só será conhecida mais tarde.

A 14 de fevereiro do ano passado, El-Hussein, que nasceu na Dinamarca, abriu fogo com uma arma automática no exterior de um centro cultural onde decorria um debate sobre o islamismo e a liberdade de expressão.

Na ocasião, o cineasta Finn Norgaard, de 55 anos, foi morto e três polícias foram feridos.

Na noite do mesmo dia, El-Hussein, aparentemente inspirado pelos ataques ao semanário satírico francês Charlie Hebdo, dirigiu-se à principal sinagoga da cidade e matou o segurança judeu de 37 anos Dan Uzan.

El-Hussein acabou por ser morto pela polícia horas mais tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório