Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Só tem 22 anos mas criou objeto capaz de salvar milhares de vidas

Um estudante criou uma microgeladeira onde é possível transportar vacinas até quem mais precisa.

Notícias ao Minuto

10:28 - 19/09/16 por Inês André de Figueiredo

Mundo James Dyson 2016

William Broadway tem apenas 22 anos mas a sua invenção é considerada uma das mais importantes dos últimos tempos, tendo mesmo conseguido um lugar entre os finalistas dos prémios de tecnologia mais prestigiados do mundo – James Dyson 2016.

Depois de se ter inscrito num concurso onde jovens designers procuram solucionar problemas do quotidiano, o estudante da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, inventou uma microgeladeira capaz de ser transportada sem dificuldade com o intuito de levar vacinas mas também de proteger órgãos doados, transplantes de sangue e células-tronco.

A microgeladeira assegura temperaturas entre os dois e os oito graus e tem como objetivo principal salvar milhares de vidas por ano, fazendo com que as vacinas cheguem ao seu destino nos países em desenvolvimento.

“As vacinas chegam quase até ao fim do caminho, mas, no último quilómetro, os canais de distribuição e logística rompem-se”, explicou Broadway à BBC, mostrando que esta invenção pretende facilitar o último passo da cadeia.

O jovem garante que não tem interesses comerciais pessoais e que não quer registar a patente, tendo, até agora, sido ajudado para fabricar os protótipos. O concurso culminará no próximo dia 26 de outubro e o prémio está avaliado em 40 mil dólares, cerca de 36 mil euros.

“Ganhar o prémio dar-me-ia confiança para desenvolver a minha invenção e poderia ter um grande impacto e beneficiar milhares de pessoas", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório