Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Alegados membros do Abu Sayyaf capturam três pescadores na Malásia

Três pescadores foram sequestrados no litoral do estado malaio de Sabah, na ilha do Bornéu, por um grupo de homens armados suspeitos de pertencerem ao grupo radical filipino Abu Sayyaf, ativo nesta zona, informou hoje a imprensa local.

Alegados membros do Abu Sayyaf capturam três pescadores na Malásia
Notícias ao Minuto

09:44 - 11/09/16 por Lusa

Mundo Radicais

O sequestro teve lugar perto de um complexo turístico de Semporna e foi confirmado às autoridades malaias pelo patrão da embarcação, segundo o diário The Star.

A ação foi levada a cabo por sete assaltantes que fugiram com três dos 11 tripulantes do pesqueiro até ao arquipélago de Tawi-Tawi, no sul das Filipinas, onde Abu Sayyaf tem um dos seus redutos.

O incidente ocorreu dois dias depois que as autoridades de Sabah Oriental realizaram uma vasta operação contra o contrabando transfronteiriço.

As Filipinas declararam na segunda-feira o estado de emergência nacional depois de um atentado à bomba perpetrado pelo Abu Sayyaf num mercado noturno de Davao, na ilha de Mindanao, no sul do país, que causou 14 mortos e 67 feridos.

O grupo mantém sequestrados nove pescadores indonésios, cinco malaios, um japonês e o norueguês Kjartan Sekkingstad.

Kjartan Sekkingstad foi capturado num complexo turístico de Davao em setembro de 2015 juntamente com os canadianos John Ridsdel e Robert Hall, ambos decapitados em abril e junho, após ter expirado o prazo dado para o resgate.

Um grupo de ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética fundou o Abu Sayyaf em 1991 e desde então atribuem-lhes atentados violentos e numerosos sequestros com os quais se financia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório