Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Iémen: Atentados fizeram hoje 15 mortos entre as forças leais ao regime

Um ataque rebelde no norte do Iémen e um atentado à bomba no sul mataram hoje 15 soldados apoiantes do Governo do país, adiantaram à AFP fontes militares e um responsável dos serviços de segurança.

Iémen: Atentados fizeram hoje 15 mortos entre as forças leais ao regime
Notícias ao Minuto

17:10 - 04/09/16 por Lusa

Mundo Conflito

As forças leais ao regime, apoiadas desde março de 2015 por uma coligação militar árabe, combatem os rebeldes Houthis, que controlam uma parte do território, incluindo a capital Sana, e os grupos jihadistas radicados no sul.

"Onze soldados (leais ao regime) foram mortos e 28 foram feridos", num duplo ataque rebelde para tentar recuperar o porto de Midi, na província de Hajja, a norte do país, adiantou um responsável militar.

A aviação da coligação árabe, sob comando saudita, desencadeou 15 ataques aéreos na zona para conter o avanço dos Houthis e seus aliados -- os militares fiéis ao antigo presidente Ali Abdallah Saleh.

Em Aden, a maior cidade do sul do país e onde os jihadistas mantêm atividade, quatro soldados fiéis ao regime foram mortos num atentado à bomba contra uma barricada do Exército num bairro residencial.

Os jihadistas da Al-Qaida e do autoproclamado Estado Islâmico multiplicaram os atentados em Aden nos últimos meses, apesar dos vários planos para tornar mais segura a cidade portuária, tomada aos rebeldes Houthis há um ano pelas forças leais ao Governo.

O último atentado reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico custou a vida, a 29 de agosto, a 71 pessoas, depois de um bombista suicida ter conduzido uma viatura contra jovens recrutas do Exército em Aden.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório