Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Esquerdas são responsáveis pelo crescimento da extrema-direita

O líder da CGT francesa defendeu hoje que os partidos da esquerda europeia tiveram responsabilidades no crescimento das correntes de extrema-direita por não cumprirem promessas feitas em campanha eleitoral e considerou essencial o desenvolvimento das políticas salariais.

Esquerdas são responsáveis pelo crescimento da extrema-direita
Notícias ao Minuto

18:54 - 01/09/16 por Lusa

Mundo Philippe Martinez

Philippe Martinez, líder da maior central sindical francesa, a CGT (Confederação Geral do Trabalho), falava no final de uma reunião de mais de uma hora com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, na qual também esteve presente o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.

Durante a conversa com António Costa, Philippe Martinez disse que os dirigentes máximos da CGT francesa e da CGTP-IN transmitiram ao líder do executivo português uma posição de convergência na análise à atual situação europeia, rejeitando "em absoluto" a tese de que o principal problema da maioria dos Estados-membros da União Europeia seja de ordem salarial.

"Reafirmámos a necessidade de defesa dos direitos e das garantias coletivas, assim como a importância de se desenvolverem políticas salariais como fatores essenciais para combater o desemprego. O primeiro-ministro português escutou-nos também sobre a necessidade de os governos de esquerda irem mais longe ao nível das reformas que prometeram", referiu o líder sindical da CGT de França.

Questionado sobre o crescimento eleitoral de partidos conotados com a extrema-direita em todo o continente europeu, caso da Frente Nacional em França, Philippe Martinez manifestou-se "inquieto" com as consequências destes fenómenos.

"Estamos perante um perigo para França e para a Europa em geral. Partidos que pensam que a culpa do desemprego é da responsabilidade de outros trabalhadores são perigosos e são racistas", disse, antes de deixar uma crítica aos partidos tradicionais do sistema democrático europeu, nomeadamente aos de esquerda.

"Quando não se cumprem promessas eleitorais abre-se a porta aos extremismos. Do meu ponto de vista, no caso francês, partidos da esquerda tiveram responsabilidades, sobretudo pelas políticas que seguiram depois das promessas que fizeram em campanha eleitoral", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório