Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Síria: Regime e forças curdas acordam cessar-fogo em Hassake

O regime sírio e as forças curdas chegaram hoje a acordo para um cessar-fogo na cidade de Hassake (nordeste), depois de uma semana de combates, informaram uma fonte oficial curda e a televisão estatal.

Síria: Regime e forças curdas acordam cessar-fogo em Hassake
Notícias ao Minuto

15:18 - 23/08/16 por Lusa

Mundo Guerra

O acordo inclui "um cessar-fogo e a retirada de todas as forças armadas da cidade", lê-se num comunicado distribuído aos jornalistas por um responsável curdo e citado pela agência France-Presse.

O texto afirma ainda que as forças curdas e o exército vão trocar todos os detidos e feridos e reabrir as estradas bloqueadas durante os combates.

O responsável curdo precisou que as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) e as forças sírias vão retirar de Hassake, mantendo-se na cidade apenas as forças policiais curdas e governamentais.

O acordo foi alcançado "sob os auspícios de oficiais russos", explicou.

A televisão estatal síria confirmou que o acordo foi fechado hoje à tarde.

Confrontos opuseram na quarta-feira passada a força policial curda Asayesh e a milícia pró-regime Forças de Defesa Nacional, escalando na quinta-feira com bombardeamentos aéreos das forças do regime sobre posições controladas pelos curdos na cidade.

Hassake, capital da província com o mesmo nome, já era maioritariamente controlada por forças curdas, apesar de a população ser árabe.

Na sequência dos combates, os curdos passaram a controlar 90% da cidade, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório