Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Noventa funcionários do Estado moçambicano detidos por corrupção

Noventa funcionários do Estado moçambicano foram detidos no primeiro semestre acusados de corrupção, que lesou os cofres públicos em cerca de 80 milhões de meticais (um milhão de euros), anunciou hoje o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC).

Noventa funcionários do Estado moçambicano detidos por corrupção
Notícias ao Minuto

21:15 - 08/08/16 por Lusa

Mundo Carreira

Em conferência de imprensa de balanço da atividade semestral, o porta-voz do GCCC, Eduardo Sumane, afirmou que, dos funcionários detidos, 61 foram presos em flagrante delito.

"O GCCC instaurou 474 processos-crime, 250 por corrupção passiva, 88 por corrupção ativa, 52 por peculato, ou seja, desvio de fundos, e 84 por outros crimes, como abuso de funções e participação ilícita em negócio", disse Sumane.

O porta-voz do GCCC adiantou que, dos cerca de 80 milhões de meticais que resultaram dos casos de corrupção detetados pela instituição, o Estado recuperou cerca de 14 milhões de meticais (182 mil euros).

Eduardo Sumane apontou a polícia de trânsito, setor da educação, Instituto Nacional de Transportes Terrestes (INATTER), guardas prisionais e identificação civil como as entidades que registaram mais casos de corrupção de janeiro e junho do ano em curso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório