Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Prisão até 15 anos para sequestradores de herdeira de Hong Kong

Oito envolvidos no sequestro e extorsão da herdeira de um magnata da moda de Hong Kong foram hoje condenados a penas de prisão até 15 anos, decidiu um tribunal chinês.

Prisão até 15 anos para sequestradores de herdeira de Hong Kong
Notícias ao Minuto

12:53 - 29/07/16 por Lusa

Mundo processo

Queenie Rosita Law, neta do antigo milionário do vestuário, Law Ting-pong, fundador da cadeia de roupa Bossini, foi sequestrada de sua casa em Hong Kong em abril do ano passado.

A rapariga de 29 anos foi mantida em cativeiro na cave de uma casa na montanha por quatro dias, até que familiares seus pagaram um resgate de 28 milhões de dólares de Hong Kong (3,26 milhões de euros). A maior parte do grupo de raptores fugiu para a China continental, onde foram capturados.

Seis dos acusados foram condenados por sequestro e extorsão, enquanto outros dois foram condenados por ocultação e dissimulação de bens obtidos de forma ilegal, indicou um porta-voz do Tribunal de Shenzhen, de acordo com a agência France Presse.

O líder do grupo, You Dunkui, foi condenado a 15 anos de prisão por sequestro e extorsão, e os restantes membros receberam penas entre 13 e dois anos de prisão efetiva.

Queenie Rosita Law estava a dormir em sua casa em Hong Kong com o namorado quando um grupo de seis homens invadiu a residência, e em seguida amarrou e amordaçou o casal.

O grupo roubou joias e cerca de 3 milhões de dólares de Honk Kong (349 mil euros) em dinheiro, depois de forçar Law a dar-lhes as combinações de um cofre.

Quase todo o dinheiro foi recuperado, incluindo parte do resgate que tinha sido enterrada junto à cabana na montanha para onde Law foi levada a pé, a cerca de 90 minutos da sua casa.

Hong Kong tem uma taxa de criminalidade baixa, mas há registo de alguns sequestros notáveis, como o do filho de um milionário da cidade, Li Ka-shing, em 1996, que apenas foi libertado depois do pai ter alegadamente pago um resgate de mil milhões de dólares de Hong Kong (116,3 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório