Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Obama: México é aliado chave e presidente mexicano quer diálogo franco

Barack Obama defendeu hoje que o México é um "aliado chave" para os EUA e insistiu na importância da relação dos dois países, enquanto o presidente mexicano propoe um "diálogo franco e aberto" ao vencedor das próximas eleições presidenciais.

Obama: México é aliado chave e presidente mexicano quer diálogo franco
Notícias ao Minuto

20:12 - 22/07/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O presidente dos EUA realçou a importância da relação entre os dois países perante os ataques dos discursos dos últimos dias, na campanha para as eleições presidenciais, numa alusão ao candidato republicano Donald Trump, embora sem citá-lo.

"O México é um aliado chave e tremendamente importante para o nosso próprio bem-estar", afirmou o presidente dos EUA, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, na Casa Branca.

Enrique Pena Nieto propôs um "diálogo franco e aberto" ao vencedor das eleições presidenciais norte-americanas e disse estar disposto a trabalhar de forma "construtiva" e de "boa fé", seja quem for o novo responsável político.

"Quero expressar o meu maior respeito a Hillary Clinton e a Donald Trump. Desde já proponho um diálogo franco e aberto com quem for eleito", referiu Enrique Pena Nieto.

Os dois presidentes reuniram-se na Casa Branca no dia seguinte ao encerramento da convenção republicana que escolheu Donald Trump para candidato à presidência dos EUA, reunião em que o republicano insistiu no discurso contra os imigrantes, o que irritou o governo mexicano.

No entanto, o presidente mexicano salientou que, embora o seu governo "vá observar com grande interesse o processo eleitoral" nos EUA, "não vai dar opinião nem envolver-se no processo", pois essa atitude pertence "exclusivamente ao povo" norte-americano.

Enrique Pena Nieto disse estar "seguro" que com o próximo governo dos EUA "será possível dar um passo em frente" em interesses comuns e "encontrar soluções para possíveis diferenças".

"Para o México é importante que os EUA estejam bem e tenham uma economia forte, e aos EUA convém que a economia do México também esteja bem", acrescentou.

EA // PJA

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório