Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

ONU pede financiamento urgente contra risco de fome no nordeste da Nigéria

As organizações humanitárias necessitam de financiamento de emergência para socorrer milhares de pessoas em risco de fome no nordeste da Nigéria, afetado pela violência do grupo islamita Boko Haram, alertou um coordenador regional da ONU para o Sahel.

ONU pede financiamento urgente contra risco de fome no nordeste da Nigéria
Notícias ao Minuto

11:42 - 12/07/16 por Lusa

Mundo Crise

Toby Lanzer, que falava após uma visita ao estado de Borno, epicentro da insurreição, declarou-se "horrorizado" com a situação da população das cidades de Bama, Dikwa e Monguno.

"Trabalhei em numerosos locais - a República Centro Africana, o Darfur, o Sudão do Sul - e a situação das populações que vivem nas zonas rurais do estado de Borno está entre as piores que já conheci", declarou a partir dos Camarões numa entrevista por telefone à agência France Presse.

São necessários "com urgência" 220 milhões de dólares (200 milhões de euros) para "manter as pessoas vivas" naquelas áreas nas próximas 10 semanas, adiantou.

A economia da Nigéria, primeiro produtor de petróleo em África, foi duramente atingida pela queda do preço do petróleo e o país não pode fazer mais financeiramente para ajudar aquelas populações, disse Lanzer.

Apesar de ser difícil para as organizações não-governamentais aceder a Bama (a 70 quilómetros de Maiduguri, capital do estado de Borno) devido aos riscos de emboscada, os Médicos Sem Fronteiras, que estiveram recentemente no local, deram conta de pelo menos 188 mortos, principalmente de diarreia e desnutrição, entre 23 de maio e 22 de junho.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por seu turno, indicou que 250.000 menores de cinco anos vão sofrer de desnutrição grave este ano no estado de Borno, dos quais 50.000 podem morrer se nada for feito.

Lanzer disse ainda que 4,4 milhões de pessoas no nordeste da Nigéria, 431.000 das quais no estado de Borno, se encontram numa situação alimentar crítica, "um nível abaixo" da fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório