Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rota Líbia-Itália é a mais utilizada pelos refugiados

A rota central do Mediterrâneo, a que os refugiados utilizam para passar da Líbia para a Itália, está a ser "mais frequentada do que nunca" este ano, segundo a Frontex.

Rota Líbia-Itália é a mais utilizada pelos refugiados
Notícias ao Minuto

09:21 - 28/06/16 por Lusa

Mundo Migrações

O diretor executivo da agência europeia de gestão de fronteiras, Fabrice Leggeri, disse, numa entrevista publicada hoje pelos diários regionais alemães do grupo Funke, que esta rota tem mais tráfego na atualidade do que qualquer outra e que por ela atravessam o Mediterrâneo entre "13 e 14 vezes mais refugiados" do que pela travessia que liga a Turquia e a Grécia.

"Se se mantiverem as correntes migratórias de África Ocidental em direção à Líbia, então devemos contar com cerca de 300 mil pessoas este ano, que, a partir da África Ocidental, fogem dos seus países do Magrebe e depois viajam para a Europa", advertiu.

O responsável da Frontex destacou, mesmo assim, que o Egito está-se a tornar num lugar de partida de embarcações com destino à Europa, com fluxos cada vez mais importante, e sublinhou que esta nova rota é "especialmente perigosa", pois os barcos demoram até dez dias a cumpri-la.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório