Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sudão anuncia cessar-fogo nos estados de Kordofan do Sul e Nilo Azul

O Presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, anunciou um novo cessar-fogo de quatro meses, a iniciar hoje, nos estados de Kordofan do Sul e Nilo Azul, indicou hoje a agência noticiosa sudanesa SUNA.

Sudão anuncia cessar-fogo nos estados de Kordofan do Sul e Nilo Azul
Notícias ao Minuto

11:50 - 18/06/16 por Lusa

Mundo Presidentes

Segundo a SUNA, o anúncio, feito na sexta-feira à noite, constitui uma "iniciativa de boas intenções" para "dar uma oportunidade aos rebeldes" para abandonarem as armas e unirem-se ao processo de paz no Sudão.

A decisão de Al-Bashir renova o convite feito a todas as forças políticas e grupos armados para que se unam ao diálogo antes da realização de uma conferência nacional em que se pretende pacificar o país e que se iniciará a 06 de agosto próximo, acrescentou a SUNA.

A agência noticiosa sudanesa não faz, porém, qualquer menção a uma reação dos vários grupos rebeldes.

A 22 de setembro de 2015, Al-Bashir anunciou um cessar-fogo de dois meses nas mesmas duas províncias do país, bem como na região ocidental do Darfur.

No entanto, agora, o cessar-fogo não inclui o Darfur, onde as forças governamentais combatem há 13 anos vários grupos rebeldes que pretendem o afastamento de Al-Bashir do poder.

A 12 de abril deste ano, o exército sudanês indicou que a região do Darfur estava "livre de rebeldes e de movimentos armados".

Autoridades e rebeldes já realizaram várias rondas negociais com vista a assegurar a paz nas três regiões, Darfur, Kordofan do Sul e Nilo Azul, reuniões que têm sido infrutíferas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório